terça-feira, 8 de novembro de 2011

“A Educação tem o poder de transformar a vida das pessoas.”


O mundo mudou radicalmente. Vivemos na sociedade do conhecimento, conectados e interagindo através de tecnologias digitais.Estamos entrando na Era da Interatividade.
A Era da Interatividade é uma evolução natural da Era da Informação. Na Era da Informação o foco foi o acesso à informação digital. Estamos agora em um novo período no qual a informação é vista como algo como qual e em torno do qual as pessoas interagem.Como exemplo, o conteúdo já não é mais somente publicado de forma digital imutável: ele é publicado e disponibilizado para editoração em grupo na web, como na Wikipédia.
Nas atividades de trabalho,o ambiente digital é enriquecido com troca de mensagens instantâneas, cuja utilização já ultrapassa o uso de e-mail. A Internet contém  atualmente um tráfego crescente deconferências em tempo real. Só a larga utilização da comunicação via telefone celular, transformou atividades sociais e de negócios em interações em tempo real, com respostas rápidas, onde quer que as pessoas estejam.Todas essas mudanças nos relacionamentos, tanto no ambiente de trabalho quanto no ambiente social, têm profundo impacto sobre a Educação, uma vez que a aprendizagem só ocorre quando há   Outros fatores têm impacto importante sobre o desenvolvimento do ambiente de ensino aprendizageme sobre a formação profissional. Competimos ao nível global com países como China e Índia, que estão se transformando em provedores de serviços de tecnologia da informação e de manufatura, com sua mão de obra de baixo custo e sua eficiência. Os alunos das nossas Instituições de NívelSuperior (IES) defrontam-se com um cenário que muda rapidamente e as IES têm a responsabilidade de prepará-los para competir, para ter sucesso numa economia globalizada,praticamente sem fronteiras.Uma das transformações fundamentais ao sucesso das IES neste início do século XXI é abandonar as matrizes curriculares,baseadas em disciplinas fragmentadas e a metodologia de ensino centrada na transmissão de informações. É necessário adotar uma nova metodologia de aprendizagem baseada em projetos e atividades, na qual os estudantes utilizem um ambiente digital para criar, apresentar e compartilhar sua aprendizagem interagindo e dando a possibilidade de atingir todo seu potencial.Em resumo, é o ensino centrado no aluno e não no professor.Numa sala-de-aula tradicional um professor com mais de 25 alunos não consegue dar atenção individual, nem consegue personalizar a aprendizagem. Entretanto,com a mudança de metodologia, restringindoo tempo utilizado com aulas expositivas e incluindo atividades de auto-aprendizagemem um ambiente de e-learning, é possível oferecer essa personalização. O material de aprendizagem pode conter vídeos,simuladores, leitura, exercícios, discussõesem grupo, enfim atividades que atendam aos diferentes estilos de aprendizagem. Assim,cada aluno utiliza os materiais e atividades mais eficazes para sua aprendizagem.Com a introdução de metodologias de aprendizagem ativa, desenvolve-se no alunoa capacidade de  aprendizagem, decrescimento e satisfação pessoal, que lhes permita escolher como participar na economia do conhecimentono século XXI. Assim,estarão contribuindo para a equidade social,formando cidadãos economicamente ativos,responsáveis e participantes da sociedade.Não podemos mais ensinar os estudantes de hoje com metodologias e tecnologias de séculos atrás. Não sabemos todas as respostas, mas sabemos o suficiente para iniciar as mudanças.
O caminho é longo, mas temos que iniciar a jornada
Elisa Wolynec
ewolynec@techne.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário